Mensagem De Erro Ao Tentar Acessar o Mikrotik Via Winbox

Mensagem De Erro Ao Tentar Acessar o Mikrotik Via Winbox

Um usuário tentando acessar um dispositivo Mikrotik via Winbox pode ter acesso negado e, em troca, exibir uma mensagem de erro do Winbox, que infelizmente não diz muito sobre o motivo pelo qual o acesso é negado. A maioria dos usuários geralmente fica confusa ao ver uma mensagem de erro do Winbox ao tentar acessar seus roteadores, especialmente quando a mensagem exibida não é a mensagem convencional de “nome de usuário ou senha incorreta” à qual estamos acostumados.

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Além da mensagem de erro do Winbox recebida quando um nome de usuário ou senha errada é inserido, há duas outras mensagens que podem ser recebidas ao tentar fazer o login em um dispositivo Mikrotik usando o Winbox. Esses dois tipos de mensagens de erro do Winbox geralmente são confusos. Nós vamos olhar para eles e o que fazer quando confrontados com qualquer um deles.

Erro: ( could not connect to 192.168.88.1 ) não foi possível conectar-se a 192.168.88.1

Quando confrontado com esta mensagem de erro do Winbox, não surte, existem algumas razões para isso e vamos passar por cima deles um após o outro:

1- Seu PC não está na mesma sub-rede que o dispositivo Mikrotik que você está tentando acessar. Os roteadores Mikrotik vêm pré-configurados com o IP da LAN. Isso é feito para permitir que você faça login e gerencie o dispositivo.

 O IP padrão é 192.168.88.1/24. Para que você possa acessar o roteador usando esse IP, seu PC DEVE ser configurado com qualquer IP nessa sub-rede de 2 a 254 com uma máscara de sub-rede de 255.255.255.0.

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 Alternativamente, se você não quiser alterar seu IP, você pode logar usando o endereço MAC do dispositivo Mikrotik. O login do Mac é ativado por padrão nos roteadores Mikrotik. 

Para usá-lo, basta conectar seu dispositivo Mikrotik ao seu PC, abrir o aplicativo Winbox, clicar no endereço mac exibido e clicar em conectar.

2 – Você está conectado a ether1. A maioria dos roteadores Mikrotik tem regras de firewall pré-configuradas para negar acesso ao roteador através da porta WAN. O Ether1, tendo sido provisionado como a porta WAN, herda essas regras e, consequentemente, nega todo o acesso ao roteador através dele. Para acessar seu roteador, é recomendável que você faça uso das portas ether2, 3, 4, etc, dependendo do modelo do seu roteador.

(3 – RouterOS corrompidos: RouterOS pode ficar corrompido quando o roteador é reinicializado remotamente, quando há flutuação de energia ou quando uma atualização do RouterOS não foi executada corretamente. Quando você não puder acessar seu roteador como resultado de um roteador OS, simplesmente reinstale seu dispositivo Mikrotik usando o netinstall. 

Erro: could not fetch index I( não foi possível buscar o índice)

Se você recebeu esta mensagem de erro do winbox ao tentar acessar seu roteador, não há necessidade de passar pelas três etapas explicadas acima. Nenhum deles é a solução para esse tipo de erro. 

Quando esta mensagem é exibida, significa simplesmente que o routerOS no dispositivo Mikrotik que você está tentando acessar e o Winbox no seu computador são incompatíveis. Ou você está usando uma versão mais antiga do Winbox para acessar um dispositivo Mikrotik executando uma versão mais nova do routerOS ou vice-versa.

Para resolver este problema, basta rebaixar seu Winbox, caso o dispositivo Mikrotik esteja executando uma versão mais antiga do routerOS, ou atualizar seu winbox, caso o dispositivo Mikrotik tenha uma versão mais nova do RouterOS. 

Se você tiver que instalar uma versão mais antiga do Winbox para acessar o seu dispositivo, certifique-se de atualizar o RouterOS uma vez que você possa fazer o login, após o qual, você pode acessá-lo usando a versão mais recente do Winbox.

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