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Reduzir custos em provedores de internet e posssivel ?

Reduzir custos em provedores de internet e posssivel ?

O papel da gestão de provedores é manter a engrenagem da empresa funcionando. Isso é importante tanto para reduzir custos, quanto para organização, execução e análise de processos. Por isso, os cargos responsáveis pelas tomadas de decisão são tão importantes em uma empresa que pretende melhorar o faturamento, reestruturar processos  e cortar os excessos.

Se o gestor tem limitações para direcionar os colaboradores de algumas áreas, o ideal é investir em cursos de capacitação. Aqui listamos 6 cursos gratuitos para melhorar a administração do provedor que vão desde a criação de estratégias para o crescimento, passando pelo Marketing Digital para provedores e até aulas sobre liderança ligadas à inovação.

Outro ponto que merece destaque é o investimento em soluções que prometem otimizar o dia a dia do provedor. Você já pensou em investir em um software de gestão para provedores? Quais as necessidades que você gostaria que ele resolvesse? Divida conosco nos comentários!

Recursos Humanos

Reduzir custos com pessoal não necessariamente significa otimizar a rotina com ferramentas e demitir alguns colaboradores, mas sim fazer com que a equipe se sinta parte do negócio, se engaje com os resultados e assim contribua para o aumento dos lucros e a redução dos custos. Afinal, quando um provedor resolve gastar menos, essa decisão afeta o dia a dia de quem trabalha lá.

Diante desse contexto, é imprescindível investir no bem-estar dos profissionais que atuam em sua empresa. Reforce a comunicação interna, empregue recursos em capacitaçãocrie programas de incentivo e não se esqueça que uma equipe motivada trabalha mais e melhor.

Custos operacionais dos ISPs

Os custos operacionais envolvem gastos básicos como aluguel, água, luz, materiais de escritório, telefone e internet. Para essas questões é importante sempre: 

  • negociar com fornecedores
  • ter planos com operadoras de celular;
  • fazer ligações por meio de telefones IPs.

Além disso, conscientize os colaboradores com atividades básicas, como por exemplo, desligar o monitor na hora do almoço ou só imprimir documentos quando for realmente necessário.

No entanto, existe outro custo operacional que deve ser analisado com cautela: a compra de equipamentos. Aqui é imprescindível fazer pesquisa de melhor preço, mas não deixar de lado a qualidade e a confiabilidade do fornecedor

Um produto com preço baixo e qualidade inferior pode acabar custando o dobro e não oferecendo o serviço que o cliente deseja. Para saber mais sobre a relação entre qualidade e desempenho dos equipamentos, você pode conferir os artigos: 3 dicas para evitar a compra de equipamentos de baixa qualidade para seu provedor de internet e Fatores que influenciam na velocidade da internet.

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é uma das áreas mais importantes para um provedor. Afinal, é ela quem atende as demandas dos usuários, recebe reclamações e resolve os problemas notificados. Por isso, quanto maior for a atenção para esse setor, melhor. No entanto, isso não impede que os custos sejam reduzidos.

Uma forma de fazer isso, sem impactar a qualidade, é automatizando os atendimentos mais simples. Isso é possível adotando uma solução de chatbot. O sistema é configurado para responder perguntas frequentes dos clientes, como segunda via de boleto e contratação de novo plano, por exemplo. 

O cliente não precisa esperar ser atendido por um profissional e tem a sua demanda solucionada rapidamente. O provedor consegue reduzir as jornadas de trabalho, diminuindo as horas extras e tornando seu atendimento mais ágil e eficiente. Assim, é possível fidelizar e atrair mais clientes.

E você, o que tem feito para reduzir custos no seu provedor de internet? Conte pra nós e deixe o seu comentário abaixo!

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