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Como enviar mensagem de cobrança pelo WhatsApp e reduzir sua inadimplência

Como enviar mensagem de cobrança pelo WhatsApp e reduzir sua inadimplência

Depois de todo o trabalho que você e sua equipe tiveram para atrair o contato e convertê-lo em um comprador da marca, o resultado financeiro não vem.

Nesse momento, além da frustração e do caixa em aberto, fica a dor de cabeça para correr atrás do prejuízo.

Seu cliente pode ter tido algum problema pontual com as finanças, um imprevisto financeiro ou pode, simplesmente, ter esquecido de pagar o boleto. E isso não quer dizer que ele não vai mais comprar do seu negócio.

Por isso, cobrar o inadimplente sendo cuidadoso, criterioso e respeitoso é a chave de sucesso para que sua empresa possa receber o valor devido.

Uma das maneiras de colocar isto em prática é enviar mensagem de cobrança pelo WhatsApp. Ao utilizar o aplicativo, você terá um local interessante para realizar suas tentativas de resgate das contas em aberto.

Pensando nisso, elaboramos este guia completo para que você cobre dos seus clientes os pagamentos em atraso e consiga melhorar os resultados do seu negócio.

Além de práticas e dicas de sucesso, você ainda terá acesso a modelos assertivos para fazer a cobrança via WhatsApp. Acompanhe e confira!

Mensagem de cobrança: o que é e como enviar

A gente sabe o quanto a inadimplência é frustrante para os negócios. Mas, antes de começar a cobrar os clientes em atraso, você precisa saber que existe uma legislação que trata sobre a cobrança.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) tem uma seção especialmente dedicada a essa tarefa. Em seu artigo 42, o CDC trata sobre o seguinte:

Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Ou seja, nada de se exaltar com quem está em atraso com o pagamento, nem de expor a situação do cliente a outras pessoas, certo?

Inclusive, a cobrança feita de maneira abusiva pode resultar em prisão do cobrador e pagamento de multa se ela ocorrer nestes termos:

Art. 71. Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer:

Pena: Detenção de três meses a um ano e multa.

Por isso, tenha bastante cuidado ao elaborar e enviar suas mensagens de cobrança pelo WhatsApp, está bem?

A seguir, você vai conferir boas práticas para cobrar os inadimplentes da sua empresa utilizando o aplicativo.

Como fazer uma boa cobrança
O timing e a escolha das palavras certas podem ser decisivos na hora de fazer a cobrança aos que estão com dívidas em aberto.

Como você viu, a legislação que assegura os direitos dos consumidores é categórica quanto à maneira como as empresas devem se comportar com os inadimplentes.

Portanto, você precisa fazer as notificações no tempo certo de modo firme e seguro, ao mesmo tempo em que mantém o profissionalismo.

Veja, então, dicas sobre como fazer uma boa cobrança aos clientes devedores.

1 – Tenha um cronograma de cobrança
Você sabia que, após 1 único dia de atraso, já é possível inserir o nome do inadimplente em cadastros como o Serasa e SPC?

Apesar de permitida, a prática tão rápida não é uma boa alternativa do ponto de vista do relacionamento com o cliente.

Mas, você deve criar um cronograma com datas e procedimentos para a cobrança. No geral, as empresas começam a enviar notificações sobre a dívida após 15 ou 30 dias do vencimento.

Então, você pode fazer um calendário, como este exemplo:

Atraso de pagamento

Procedimento

15 dias

Envio de mensagem pelo WhatsApp

20 dias

Envio de mensagem e e-mail

30 dias

Ligação

45 dias

Notificação de cadastramento de inadimplentes

60 dias

Cadastro no Serasa

De acordo com o perfil da sua clientela, histórico de compras e de atrasos, estipule um cronograma que seja interessante para seu negócio.

2 – Elabore mensagens profissionais e assertivas
Agora que você já tem o calendário, é hora de passar o recado para o inadimplente. É claro que ninguém gosta de ser cobrado, certo?

Por isso, você precisa criar uma comunicação clara, assertiva e profissional que possa trazer o melhor resultado financeiro.

O primeiro passo é lembrar ao cliente do pagamento em atraso. Seja gentil e tente entender o motivo dele, como neste exemplo:

Olá, Henrique, tudo bem? Nosso sistema não detectou o pagamento referente ao pedido de nº 125, com vencimento para o dia XX/YY/20ZZ. Você precisa do código de barras do boleto?

Em seguida, após a resposta do cliente, tente identificar o motivo do atraso e apresente soluções práticas. Depois da primeira notificação, você pode encaminhar a conversa para algo nesses moldes:

Henrique, como vai? Precisa de um novo prazo para o pagamento do pedido de nº 125? Podemos enviar um novo boleto, sem acréscimos, com vencimento para daqui 5 dias.

3 – Esteja aberto à negociação
É claro que entendemos que um volume alto de inadimplência pode ter um grande impacto no seu caixa. Mas, tente ser flexível com os devedores, buscando maneiras de receber o valor em aberto.

Você pode, por exemplo:

Parcelar a dívida
Estender o prazo de pagamento
Alterar as próximas datas de vencimento

Um atraso recorrente, às vezes, é apenas o reflexo do desencontro entre o recebimento do salário do seu cliente e do dia de pagamento.

Oi, Márcio, tudo bem? Observamos que seus pagamentos vêm ocorrendo por volta do dia 15 do mês. O vencimento do seu plano, no entanto, é no dia 10. Gostaria de trocar a data de vencimento da sua assinatura do dia 10 para o dia 15?

Então, esteja aberto a entender as razões que levam à inadimplência entre os compradores e encontre soluções que sejam interessantes para os dois lados.

Agora que você já tem as primeiras informações para elaborar uma cobrança profissional, veja dicas objetivas para elaborar mensagens assertivas e enviá-las aos inadimplentes:

1 – Informe corretamente os dados do devedor
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os documentos de cobrança devem ter os seguintes dados sobre o inadimplente:

Nome
Endereço
CPF ou CNPJ

Então, como garantia de que as mensagens serão consideradas legais, coloque estes dados sobre o devedor na mensagem:

Olá, Ana Paula, como vai?
Detectamos um atraso no seu pagamento referente à assinatura do plano Master, cadastrado em seu CPF 111.222.333-44.

Prefere que seja enviado um novo boleto para o seu endereço Rua das Margaridas, nº 120, Bairro Novo, São Paulo?

De preferência, também coloque outras informações relevantes, como número do pedido ou assinatura, forma de pagamento selecionada, data da compra e outras.

2 – Proponha soluções alcançáveis
Tanto melhor para você quanto para o cliente que esta dívida seja logo eliminada, certo? Por isso, ao fazer a cobrança, busque um ponto de equilíbrio entre o que é seu direito de receber e o que é dever do inadimplente pagar.

Nenhuma empresa vende com a expectativa de ficar no prejuízo, certo? Mas, da mesma maneira, boa parte dos compradores pretende honrar seus créditos.

De acordo com pesquisas recentes do Serasa Experian, os principais motivos para o endividamento do brasileiro são:

Aumento do desemprego
Diminuição da renda média familiar
Compras para terceiros
Ausência de educação financeira
Falta de controle nos gastos
Atrasos de salários
Enfermidades

Ou seja, causas externas são, na maioria das vezes, a razão para as dívidas.

Olá, Marcos,

Nossos sistemas ainda não detectaram o pagamento do boleto que venceu há 15 dias. Como observamos em seu histórico, este atraso nunca aconteceu antes. Está tudo bem?

Se precisar, entre em contato com nossa central de atendimento para, juntos, resolvermos esta situação.

Dessa forma, busque entender com o seu cliente o que ocasionou o atraso e, então, negociem maneiras realistas para resolverem o pagamento.

3 – Trate o inadimplente como o cliente que ele é
Lembre-se desta frase: um inadimplente já foi seu cliente. E ele ainda pode ser um bom comprador quando conseguir quitar sua dívida!

Como a gente viu, as causas para a inadimplência podem ser incontroláveis para o devedor. Por isso, utilize este momento como um pós-venda para fortalecer a confiança que ele tem no seu negócio.

4 – Envie lembretes
Uma ação simples e que pode ter um efeito enorme nos recebimentos da sua empresa é evitar a inadimplência lembrando ao seu cliente sobre os pagamentos.

É muito comum, por exemplo, que as pessoas esqueçam de pagar boletos. O comprador faz o pedido, escolhe o boleto como modalidade para pagar a compra, mas acaba se esquecendo de pagar o documento no dia combinado.

Então, uma tarefa que pode ser muito efetiva é criar um sistema de envios de mensagens notificando o comprador sobre as datas. Por exemplo:

Oi, Juliana, tudo bem?

O boleto do pedido de nº 1598/21 vence amanhã. A fim de facilitar o pagamento, você pode acessar o código do boleto clicando neste link.

Depois que o pagamento for localizado em nosso sistema, seu pedido será enviado, está bem?

Você pode criar um calendário para fazer o lembrete sobre os vencimentos, como este modelo:

Lembrete de vencimento

Procedimento

01 dia antes do vencimento do boleto

Enviar e-mail

No dia do vencimento do boleto

Enviar mensagem por WhatsApp

Então, estude o comportamento do seu cliente e crie as melhores maneiras para cobrá-los e diminuir seus índices de inadimplência.

5 – Automatize o envio de mensagens
Você conferiu todas as etapas para a criação de um sistema profissional e efetivo de cobrança, certo?

Mas, com o grande volume de transações que acontecem todos os dias no seu negócio, controlar manualmente esta comunicação não é tarefa simples.

Pensa em quanto tempo você e sua equipe vão levar conferindo um a um os pedidos, datas de vencimento, pagamentos e atrasos.

Certamente, você tem um controle sobre suas vendas e recebimentos, não é verdade? Mas, para ter uma central de cobrança efetiva, a automatização do envio de mensagens pode ser uma grande aliada.

Então, você apenas cria os procedimentos internos e as mensagens. A parte operacional do envio, no entanto, é feita totalmente por sistemas integrados a sua plataforma de vendas.

Sempre que um novo pedido for feito e o pagamento não for detectado, a plataforma enviará uma mensagem, via WhatsApp, para o cliente em atraso. Isso acontece sem a necessidade de qualquer intervenção humana.

Assim, você consegue economizar o seu tempo e o de sua equipe, focando nas tarefas da empresa que realmente dão resultado.

Parece super interessante, não é mesmo? Pois saiba que o Notificações Inteligentes oferece esta solução que a sua empresa precisa para ter recebimentos em dia.

Saiba como o Notificações Inteligentes pode ajudar você e o seu negócio a enviar mensagens de cobrança pelo WhatsApp.

Como fazer cobrança por WhatsApp usando o Notificações Inteligentes
Agora, você já sabe como cobrar inadimplentes com profissionalismo e assertividade. Então, trouxemos detalhes sobre como o Notificações Inteligentes vai agilizar seu atendimento de cobrança.

Nosso sistema é capaz de se integrar a mais de 30 plataformas de vendas online, como Mercado Livre, Woocommerce, Monetizze e Eduzz.

Dessa forma, você contrata um dos planos do Notificações Inteligentes e, em seguida, integra seu negócio ao nosso sistema. Então, a cada novo pedido realizado por seu cliente, conseguimos identificar o andamento das transações.

Se ele escolher a modalidade de boleto, por exemplo, você pode optar por lembrá-lo sobre o pagamento. A funcionalidade “lembrador de boletos” envia notificações automáticas em 24 horas antes, no dia e 1 dia após o vencimento.

O cliente em atraso, então, recebe uma mensagem diretamente em seu WhatsApp com o link para o boleto. Assim, as chances de inadimplência caem consideravelmente.

O lembrador de boletos é apenas uma das diversas funcionalidades que você tem à disposição do seu negócio no nosso sistema.

Para conhecer detalhes sobre mensagens automáticas, notificações sobre o pedido e sobre o rastreio das vendas, acesse agora mesmo o site do Notificações Inteligentes.

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