Hoje em dia, é difícil imaginar qualquer empresa que não precise da Internet, seja para aumentar vendas ou expor desempenho. Mas você sabe a diferença entre o pacote de dados doméstico e a Internet corporativa? Para além da disponibilidade, do acesso simultâneo a múltiplas máquinas e da manutenção da Internet sempre disponível, existem outras características que distinguem estas duas formas de prestação de serviços. De acordo com levantamento do Centro Regional de Pesquisas para a Sociedade da Informação (Cetic.br), 57% das empresas brasileiras usam a Internet para vender e 70% das empresas compram por meio do e-commerce. Esta é apenas mais uma prova da importância do mercado digital para as empresas. O fato é que o mercado digital não para de crescer. Nos próximos anos, é quase impossível não participar desse show virtual. Quer saber como pensar e construir a Internet?
corporativa para o seu cliente? Está curioso para entender como vender planos para empresas?
Internet Corporativa X Residencial
Para pensar nas melhores soluções, primeiro você precisa entender quais são as diferenças entre a internet corporativa e residencial. Por serem públicos diferentes, a demanda de cada um desses públicos pode ser distinta.
As pessoas que contratam um serviço para casa utilizam a internet para os momentos de lazer e trabalho. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 11% dos brasileiros que atuam no mercado de trabalho estão realizando as atividades em casa.
Nas empresas, o uso da internet é para realizar as atividades de trabalho, ou seja, com diversas máquinas conectadas por várias horas do dia! Nesse segundo caso, é fundamental que a empresa seja capaz de oferecer um serviço estável e com velocidade, afinal, tempo perdido significa prejuízo para as instituições.
Então, quais são as principais diferenças quando o assunto é a internet corporativa?
Investimento em infraestrutura
A primeira delas é em relação ao investimento em estrutura que precisa ser feito quando a sua empresa decide oferecer internet corporativa. Isso porque, nesse caso, os equipamentos precisam ser mais robustos, tornando-se indispensável o uso de fibra óptica.
Lembre-se de que estamos falando de um serviço que será oferecido para pequenas e grandes instituições, que contam com uma equipe de colaboradores. Nesse caso, são diversos computadores e smartphones conectados à internet simultaneamente, utilizando esse mecanismo para o trabalho. Em algumas empresas, a troca de arquivos e documentos em nuvem é tão frequente, que as atividades do dia a dia podem ficar paralisadas sem internet.
Portanto, é fundamental que exista o investimento necessário para poder suprir essa demanda, entregando um serviço de qualidade. Essa necessidade se torna ainda mais urgente quando a instituição atua com vendas on-line ou serviços digitais.
Além da demanda de trabalho e a quantidade de acessos simultâneos, outra diferença está no uso da banda larga. De um lado, temos a utilização de IPs dinâmicos, alocando esses endereços no servidor em cada momento que um colaborador se conecta à rede. De outro, o link dedicado, que pode oferecer mais estabilidade e velocidade para as empresas. Nesse caso, servidores internos e serviços de criptografia, atuam com uma quantidade específica de IPs.
Sabemos que a internet brasileira ainda está em evolução, e mais do que nunca é importante que exista investimento e preparo para levar acesso de qualidade para todo o país.
Planejamento de vendas
Esse é outro ponto que merece atenção quando o assunto é como vender planos de internet para empresas. Isso porque o sistema de vendas deve ser diferente, pensando nas demandas e necessidades do cliente.
Se na venda para o residencial é possível oferecer pacotes montados, aqui o objetivo é compreender qual será o uso da internet.
Para isso, converse com o seu cliente e busque descobrir qual é a intenção ao contratar o seu serviço. Assim, será mais fácil pensar em planos que sejam capazes de satisfazer toda a equipe, entregando velocidade e agilidade, por um bom custo benefício.
Fique atento quando essa conversa for com clientes que atuam no e-commerce ou até mesmo para agências de comunicação. Esses dois setores dependem da internet para quase todas as atividades, então é imprescindível oferecer a quantidade de acesso ideal.
Apostar na equipe de vendas, na aproximação digital e na comunicação constante com os clientes são formas de conquistar novos consumidores, tanto pela internet quanto por indicações.
Se você está com dúvidas sobre os preços e planos, confira o conteúdo disponível em nosso blog e saiba mais sobre a precificação de serviços. Também preparamos um material que pode te ajudar a entender a importância do marketing para o seu negócio.
Suporte ágil e fácil
Por último, mas não menos importante, está o suporte que precisa ser oferecido quando a sua empresa opta por atuar com internet corporativa. Por ser um ambiente que demanda atenção e cuidado, é fundamental contar com uma equipe treinada e pronta para resolver problemas pontualmente, principalmente nos casos em que há queda do serviço ou redução na velocidade.
Neste caso, o Mobo, sistema de chatbot da Cianet, pode ser o que está faltando para atender todos os consumidores e solucionar as principais dúvidas sobre os serviços de maneira rápida e inteligente.
Lembre-se: a conexão com a internet pode ser a principal fonte de renda do cliente e o primeiro canal de comunicação. Portanto, é fundamental oferecer o plano ideal, com a velocidade correta e todo o suporte necessário.
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