Nos últimos anos, as redes convergentes, também conhecidas como Next Generation Networks ou NGN (Next Generation Networks), foram amplamente difundidas e agora estão aparecendo em nossas vidas. Operadores, empresas e ISPs investiram em equipamentos e tecnologia para atender redes NGN. A convergência de dados, vídeo e voz (triple play) em uma única infraestrutura também se tornou uma realidade no mercado de telecomunicações, empresas e nossos lares. Mas como isso acontece e como isso se relaciona com a Voz sobre IP (VoIP)?
Desde a criação do padrão TCP / IP no final dos anos 1960, à Ethernet nos anos 1970, ao seu desenvolvimento contínuo e ao uso em larga escala de redes de fibra óptica e VoIP, leva um longo caminho para que a convergência da rede alcance o atual Ao mesmo tempo, computadores, telefones fixos e móveis, a Internet e fornecedores também contribuíram para o aumento da popularidade nas últimas três décadas.
VoIP: uma solução
As soluções de comunicação de voz desenvolvidas por meio da tecnologia VoIP buscam fornecer uma solução integrada de baixo custo que possa substituir os telefones tradicionais com vantagens. Para tanto, os usuários contarão com serviços de dados, telefone e conteúdo multimídia em uma única rede, como TV, rádio, cinema, videoconferência, texto digital e ensino a distância. VoIP não é novo. Foi inicialmente desenvolvido pela VocalTec Communications em Israel na década de 1990, mas não se tornou popular até os anos 2000. Com o aumento da velocidade do link de transmissão, o codec que pode efetivamente realizar codificação e compressão de voz, bem como SIP, até hoje, É também o protocolo mais comumente usado para VoIP.
Mas o que é o SIP?
O SIP (Session Initiation Protocol) oferece uma solução de baixo custo aberta e com bom nível de segurança em termos de privacidade nas conversas telefônicas. É o protocolo da camada de sessão do modelo OSI (a camada de aplicação no modelo TCP / IP), que pode estabelecer, modificar e encerrar sessões multimídia – onde a sessão é considerada a troca de dados entre associações UA (Agente do Usuário) – como um telefone da Internet (ROSENBERG, SCHULZRINNE e CAMARILLO et al., 2011). SIP é um padrão IETF (Internet Engineering Task Force) que usa um modelo de “solicitação-resposta” para iniciar sessões de comunicação interativa entre usuários. Inspirado em outros protocolos de Internet baseados em texto, como SMTP (e-mail) e HTTP (página da web), foi desenvolvido para estabelecer, alterar e encerrar chamadas de um ou mais usuários da rede de maneira totalmente independente da rede O conteúdo da chamada dados.
Como o HTTP, o SIP traz o controle de aplicativos para os terminais, eliminando assim a necessidade de centrais de comutação. Historicamente, quando a RFC 2543 foi publicada, havia alguns erros e vagas definições em seu texto, mas após corrigir alguns produtos, a versão 9’bis ‘foi finalmente lançada, que esclareceu e definiu a nova RFC 3261. Este modelo simplificado tem levado muitos fabricantes a desenvolver equipamentos e soluções baseados neste padrão, tornando-o cada vez mais popular e tornando-se o principal parâmetro de protocolo VoIP do mercado.
Apesar de o protocolo permitir que seja feita uma ligação ponto a ponto (P2P) sem a necessidade de um intermediador, a estrutura comum para implementação do serviço, envolve além dos terminais, conhecidos como UA – User Agent (telefone IP, softphone, ATA, ou uma HGU como a Cianet GW24AC), outros elementos servidores. Os servidores SIP são aplicações que recebem solicitações, executam alguma operação e devolvem uma resposta ao dispositivo que a solicitou. Há três tipos de servidores SIP: servidor proxy, servidor de redirecionamento e servidor de registro. Como são entidades lógicas, mais de um servidor SIP pode estar hospedado num mesmo dispositivo físico (YOSHIOKA, 2003).
Para que serve a tecnologia SIP?
A tecnologia SIP pode ser usada de algumas formas, mas a principal delas é facilitando a comunicação por vídeo ou áudio em diversos tipos de mídia e para qualquer tipo de aplicativo. No entanto, para que isso seja possível, é necessário que o usuário tenha uma boa conexão com a internet.
A SIP oferece algumas ferramentas para os usuários, como recursos de compartilhamento de dados e mídias, chat, linkagem com várias páginas da web com áudio, vídeo e texto e até integração com sessões administrativas. Tudo isso com boa velocidade.
Quais são os benefícios da tecnologia VoIP e SIP para as empresas?
Os principais benefícios da tecnologia SIP para as empresas são a velocidade, flexibilidade e mobilidade, que são possíveis por causa da conexão com a tecnologia VoiP.
Mobilidade: executivos e colaboradores das empresas se movimentam com mais facilidade quando usam as tecnologias SIP e VoIP. Com uma conexão à internet e um dispositivo para acessá-la, conseguem usar as duas tecnologias de qualquer lugar que estiverem.
Flexibilidade: as tecnologias VoIP e SIP, quando combinadas, oferecem muitos recursos para as empresas, como a realização de chamadas telefônicas, conferências de vídeo etc. Por meio de um padrão de presença, a SIP identifica a localização e a disponibilidade do usuário para atender a chamada ou desviar quando forem indesejadas. Além disso, o usuário pode indicar sua localização e se disponibilizar para atender chamadas originárias de outras cidades ou permitir que sejam encaminhadas para um e-mail de voz ou outro serviço de solicitação automática.
Velocidade: com a tecnologia SIP, a empresa consegue excluir participantes automaticamente, tanto de chamadas, quanto de conferências, fazer a troca de chamadas entre os usuários e mudar de conexão de forma instantânea, tudo isso proporciona um maior ganho de velocidade para a empresa e quem está usando o serviço. Dessa forma, é possível realizar e concluir mais operações do que os concorrentes.
SIP Proxy
O servidor proxy atua como um facilitador de troca de mensagens SIP, sendo o elemento responsável pela localização do UA alvo da requisição. Quando recebe uma requisição SIP, o proxy analisa para qual domínio a mensagem está destinada e obtém o endereço do servidor de proxy do domínio de destino, realizando o encaminhamento.
O proxy pode manter um contador de tempo e registros para todas as requisições e respostas que recebe e repassa. O proxy usa essas informações no processamento futuro de mensagens pertencentes a um mesmo diálogo. São estas informações que irão gerar os bilhetes (billing) utilizados para fins de contabilização, faturamento ou interceptação judicial.
Servidor de Redirecionamento
Tal como um servidor proxy, um servidor de redirecionamento também auxilia no processo de localização do destinatário de uma requisição SIP, mas não encaminha requisições SIP. Em vez disso, apenas responde ao UA de origem qual é o endereço de contato para atingir o UA de destino, ou um endereço de próximo salto para um servidor proxy ou outro servidor de redirecionamento mais próximo, sem se envolver de fato na comunicação (YOSHIOKA, 2003).
Servidor de Registro
Um servidor de registro, também chamado Registrar, irá conter a base de localização dos UA. Ao receber a requisição REGISTER, o servidor de registro atualiza o banco de dados usado pelos servidores proxy e de redirecionamento para localização de usuário e responde com uma mensagem informando que o registro foi feito com sucesso.
Soluções que permitem a comunicação telefônica por meio da Internet com a utilização do VoIP devem também se preocupar com os aspectos de segurança, de disponibilidade e de qualidade do serviço, pois a comunicação telefônica que trafega em pacotes de dados é crítica quanto a atrasos e perda de pacotes. O tráfego de voz, pelas suas características, deve ser transmitido de forma contínua e sem intervalos de silêncio, para que a mensagem seja inteligível pelo ouvinte.
Facilitação na troca de mensagens
O servidor proxy do SIP facilita a troca de mensagens e pode ser usado para registrar as ligações enviadas e as outras requisições, por meio de um contador de tempo.
Esse registro é muito benéfico para os provedores de internet, que conseguem ter maior controle de seu faturamento e manter as informações, em caso de ações judiciais ou reclamações de clientes.
O servidor de registro recebe informações do emissor, atualiza o banco de dados dos servidores de redirecionamento para a localização em que o destinatário está, em seguida, responde ao proxy que o registro foi concluído.
A vantagem desse recurso é que o provedor consegue distribuir a carga de trabalho dos técnicos, evitando uma sobrecarga e mantendo a qualidade das chamadas, pois reduz os ruídos, deixando as ligações mais claras.
O uso combinado das tecnologias VoIP e SIP proporcionam diversas vantagens no seu negócio, como mostramos neste artigo. Quer saber mais sobre assuntos correlacionados? Consulte os artigos: Redes FTTx: Como o serviço agregado pode influenciar na escolha da OLT e Como o serviço agregado pode influenciar na escolha da OLT em uma rede FTTx?
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