O que é ISP marketing (Internet Service Provider Marketing)? São planejamentos e técnicas com intuito de divulgar o provedor, captar interessados nos serviços, transformá-los em clientes e nutrí-los para que continuem fazendo parte da carteira. Também é uma forma de reforçar a marca no mercado e agregar valores positivos junto a ela, como confiabilidade, qualidade,bom atendimento , entre outros. Neste artigo, falaremos como o ISP marketing pode fazer diferença nos negócios.
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Em primeiro lugar, quais são as estratégias de ISP marketing? Atualmente, nem todos os provedores estão focados nisso, tirando grandes players do mercado. Mas os pequenos e médios, ainda estão começando a estruturar uma divulgação com mais força. Para isso, antes de planejar é preciso estabelecer diretrizes. O cuidado é apenas não pensar muito além da realidade, mas estabelecer um ponto de chegada viável.
Se diferenciar da concorrência é uma das ações dentro do ISP marketing. É indispensável estar atento para não cair na antiga briga focada em preços. Pois, mais do que o financeiro do momento, o provedor terá que evidenciar qual o valor total do que está entregando, ou seja, mostrar quais os benefícios agregados, como tecnologia de ponta e robustez. Para isso, não há como fugir: é fundamental colocar-se em evidência no mercado.
As principais campanhas de ISP marketing
Em ISP marketing, há dois tipos de campanhas básicas: as institucionais e as promocionais. Cada uma possui uma finalidade específica e, por esse motivo, também utiliza plataformas diferenciadas. Neste caso, trata-se de diferenciar não só o objetivo da mensagem, mas para qual público é destinada, se parceiros, clientes, potenciais clientes, etc.
O que é necessário saber antes de praticar uma dessas abordagens:
1. Campanhas institucionais
Buscam associar uma marca com algum valor positivo. Lembrando que podem ser trabalhados conceitos como: confiança, segurança, parceria, tempo de mercado, inovação, pioneirismo, entre outros. Para as institucionais, uma opção é trabalhar com vídeos do dia a dia do seu provedor.
2. Campanhas promocionais
São aquelas na qual se espera um resultado em curtíssimo prazo. Aqui, os vídeos continuam igualmente úteis e as campanhas são mais simples. As redes sociais são bastante procuradas nesta modalidade. No entanto, deve-se adotar uma determinada padronização de postura em situações adversas que acontecem online.
Exemplos: como o intuito é esclarecer, as reclamações não devem ser apagadas, mas lidas e respondidas. O melhor é responder de forma clara. Utilizar a linguagem da rede social, fugir da formalidade como “Senhor” ou “Senhora”. E, sobretudo, padronizar a linguagem em todos os canais de comunicação.
Como captar e fidelizar clientes com ISP marketing
No marketing há uma técnica chamada funil de vendas. Ou seja, são os estágios que a pessoa que tem perfil compatível com os serviços do provedor passa até se tornar cliente. Então, tudo começa com a atração. Como se trata do primeiro contato é preciso passar uma boa impressão. Se estão sendo trabalhadas divulgações para quem não conhece a marca, é fundamental gerar simpatia, mostrar quem é você, como empresa. Depois fica muito mais fácil de vender, pois o provedor transforma-se em “um conhecido”.
Na sequência, há a captação do cliente. A pessoa pode passar a conhecer melhor a empresa após entrar em contato, pela atração, por meio de um cadastro e será nutrida com informações estratégicas. Já nas campanhas promocionais, com até três meses, é importante utilizar peças com slogan para fixar e mostrar o que está sendo oferecido. Também na captação, entram as metas. Se tudo se tornar prioridade, nada é prioridade. As mídias que serão utilizadas como ferramenta dependem bastante da região, algumas localidades podem ser receptivas a um carro de som, por exemplo.
Quando você converte o prospect (pessoa interessada e qualificada) em cliente, o ISP marketing não termina. É um ciclo que precisa de nutrição periódica. O que pode ser feito por meio de comunicação direta, informações sobre novidades e ações que priorizem a fidelização. Essa é a mina de ouro do provedor.
Como saber se o ISP marketing está funcionando
O ISP marketing requer que o provedor esteja sempre avaliando o quão o planejamento está trazendo de retorno sobre o investimento (ROI) e se adaptar de acordo com as necessidades dos clientes. Consegue-se informações por meio de pesquisas de satisfação, pesquisa pós-ordem de serviço, pesquisa pós-atendimento e pesquisa NPS (Net Promoter Score).
Na pesquisa NPS é utilizada uma “pergunta definitiva” para o cálculo de “promotores – detratores”: de 0 a 10, o quanto você indicaria o provedor para um amigo?. Nas respostas de 0 até 6, os clientes são considerados detratores. De 7 até 8, são neutros. De 9 até 10, promotores.
Dicas para pesquisas:
- em NPS, questione o que pode ser feito para melhorar a nota;
- em todas, evite questionários longos;
- comece a tomar atitudes para evitar uma propensão de cancelamento, pois a maioria dos provedores acaba correndo atrás do prejuízo tentando recuperar.
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