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Quais as vantagens da Consultoria para provedores

Quais as vantagens da Consultoria para provedores

A prestação de serviços a clientes pode ser bastante complicada, especialmente em um
país como o Brasil, onde há bastante burocracia e obstáculos tecnológicos, econômicos e
sociais para alcançar algumas parcelas do público. Com a consultoria para provedores, a
sua empresa pode aprimorar a prestação de serviços e tornar o trabalho mais prático.


O que são provedores?


Provedores são empresas e serviços que, como o nome sugere, provém conexão à Internet
para residências e empresas de diversos segmentos e portes. É através de um provedor
que o usuário consegue autenticação na rede (WI-FI). Antigamente, eram necessários para
a conexão discada, que caiu em desuso e deu lugar à banda larga, facilitando o acesso da
população. Com isso, os provedores tiveram de evoluir e oferecer serviços agregados,
ampliando seu leque de atendimento.


Quais são as vantagens da utilização de provedores?

Conectar-se à internet com o auxílio de um provedor é mais seguro e benéfico para
qualquer empresa. Hoje, oferecem serviços de armazenamento em nuvem, servidor de emails, hospedagem de sites e muitos outros. Então, além de poder se conectar à internet,
algo que o usuário consegue fazer ao contratar qualquer serviço de banda-larga, ainda
recebe a estrutura básica necessária para ter um site, por exemplo. Não é preciso se
preocupar com um serviço extra de hospedagem ou mesmo de e-mail, já que isso costuma
estar incluso nos pacotes oferecidos pelos provedores.


O que é uma Consultoria para provedores?

Como qualquer consultoria, aquela voltada a provedores fornece insights valiosos para
gestores, lideranças e proprietários de uma empresa. Com isso, o processo de tomada de
decisões se torna muito mais estratégico e decisivo, com risco reduzido e um impacto
positivo maior em seus resultados. A ideia por trás da consultoria é lapidar o que já é bom,
identificar pontos de melhoria, eliminar gargalos e criar processos uniformes dentro de um
negócio.
Quando envolve tecnologia, como é o caso da consultoria para provedores, tudo isso
permanece sendo uma realidade, mas é adaptado para a identificação de outros problemas
na própria estrutura tecnológica da empresa, antevendo cenários problemáticos e evitando
falhas técnicas.
Existem várias vantagens em contar com uma consultoria técnica para provedores. Para
facilitar sua vida, separamos alguns deles.


As principais vantagens em contar com uma consultoria para
provedores


1 – Ajuda a planejar a expansão da rede


O planejamento da expansão de uma rede requer conhecimento pleno dos desafios atuais,
gargalos e qualidades de uma estrutura e processos de trabalho. Entender os números do
negócio, como quantos clientes são atendidos atualmente e a capacidade real de
atendimento da empresa é um passo imprescindível.
É com base nisso que a expansão poderá acontecer. Ao conhecer os desafios do negócio,
é possível compreender a magnitude dos investimentos a serem realizados para ampliar a
estrutura e atender mais clientes sem apresentar instabilidade ou qualquer outra falha
técnica. Um erro comum em qualquer empresa é “dar passos mais longos que as pernas”,
ou seja, captar mais clientes do que pode atender, gerando insatisfação geral com a
qualidade do serviço prestado e queimando a imagem do negócio. Isso já aconteceu com
empresas de telefonia brasileiras por mais de uma vez, e se você quer escapar dessa
estatística, precisa planejar tudo muito bem. Daí o apoio da consultoria para provedores.
Uma das maiores deficiências que as empresas apresentam é a ausência de planejamento.
Para isso, é necessário compreender os números que o seu negócio apresenta, tendo em
mente, por exemplo, o número de clientes que você deseja atender em médio e longo
prazo, o número de serviços que pretende oferecer, necessidade de mais infraestrutura, etc.
Assim, você pode direcionar os seus investimentos com segurança e, posteriormente,
colher os frutos de um trabalho bem planejado. O serviço de consultoria técnica para
provedores vai auxiliar você a traçar esse plano, além de identificar os passos que você
deve tomar para atingir seus objetivos e as ferramentas necessárias, seja em matéria de
equipamento, novas tecnologias ou de pessoal técnico capacitado.


2 – Aprimora o relacionamento com o cliente

Um dos maiores problemas de provedores de Internet é o número crescente de
reclamações dos clientes. Afinal, problemas acontecem, mas quando eles são constantes,
algo está muito errado.
Pessoas tendem a reclamar. Qualquer detalhe que gera insatisfação levará a uma
reclamação no seu site ou em portais como o ReclameAqui. É necessário entender as
falhas pontuais que geram reclamações e combater a sua causa.
A consultoria para provedores ajuda a mapear os problemas pontuais que, à primeira vista,
não parecem nada demais. Assim, é possível realizar um diagnóstico preciso das falhas do
negócio e do que é necessário fazer para melhorar a qualidade do serviço, aproximar a
marca do consumidor e gerar menos insatisfação.


3 – Possibilita evitar problemas

A gestão de riscos é indispensável para qualquer negócio, e quem presta serviços sabe
disso como ninguém. A prevenção de problemas deve começar com o trabalho de uma
consultoria para provedores, que fornece a análise técnica e trabalha de forma minuciosa, a
fim de encontrar gargalos, processos falhos e tecnologias obsoletas ou com problemas
técnicos. Assim, cria-se um planejamento sólido que possibilita evitar grandes problemas,
como a interrupção do serviço e a criação de alternativas para crises graves.
Além disso, a consultoria técnica possibilita aumentar a performance da tecnologia e
pessoas existentes. É preciso lembrar que a oferta de serviços não depende apenas da
melhor estrutura tecnológica, mas também de pessoas capacitadas, que conduzem suas
funções seguindo as melhores práticas e não cometem falhas bobas, especialmente de
segurança.
É preciso destacar, ainda, que a consultoria para provedores é um serviço que deve ser
realizado de maneira contínua e pró-ativa. Melhorias não surgem da noite para o dia, e se
não houver um trabalho de manutenção das mesmas, erros antigos voltarão a ser
cometidos.


Quais empresas trabalham com Consultoria para provedores?


As maiores empresas de telefonia e internet do planeta trabalham com a consultoria para
provedores em algum grau. Até mesmo as que cometem falhas e são lembradas, em
grande parte, por elas, já fizeram uso do serviço. A questão é que a aplicação das
recomendações da consultoria depende da empresa em si, e não dos consultores. É um
trabalho a quatro mãos e que deve ser preservado.
Vale notar também que, caso a consultoria não fosse realizada, as falhas apresentadas por
gigantes da telefonia brasileira poderiam ser ainda maiores e mais prejudiciais.

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