Um melhor entendimento do que é suporte de TI e como ele funciona é essencial para empreendedores em todos os setores. Afinal, a tecnologia é hoje uma parte indispensável do trabalho diário de muitos departamentos, tanto na empresa quanto na vida pessoal.
Com isso em mente, preparamos este artigo completo sobre suporte de TI. A seguir, você aprenderá mais sobre os conceitos do setor e, o mais importante, aprenderá como escolher a melhor solução de suporte de TI para sua empresa.
Como funciona um setor de suporte técnico de TI
suporte de TI, provavelmente você irá se deparar com termos como help desk e service desk ,existem diferenças entre esses dois serviços?
O help desk é o primeiro nível de suporte. Isso significa que é comum o recebimento de chamadas mais simples ou concentradas em uma única plataforma, como problemas de acesso à Internet, dificuldades de uso de equipamentos e problemas específicos de software. Por sua vez, o service desk envolve requisitos mais complexos e geralmente requer profissionais altamente qualificados. Normalmente, eles envolvem o atendimento às necessidades específicas do departamento de TI da empresa. Por isso, prestam assessoria estratégica na implantação e manutenção da infraestrutura de TI da empresa.
No caso de problemas mais simples (os resolvidos pelo help desk), o suporte remoto normalmente é suficiente. É muito mais barato e prático resolver pequenos problemas dessa forma.
Já demandas de service desk normalmente exigem a presença de um técnico especializado no local. Frequentemente, para resolver um problema ou implementar uma nova solução, é exigido que o profissional de TI tenha acesso físico às máquinas ou softwares.
Apesar disso, o profissional também pode ser acionado remotamente, dependendo da situação. É o caso, por exemplo, de problemas de configuração em softwares que, com frequência, podem ser resolvidos de um terminal remoto.
Vantagens
Confira uma lista com as principais vantagens desse tipo de suporte de TI:
- a garantia da identificação específica do problema, já que o técnico não precisa confiar no relato de terceiros;
- maiores chances de assertividade na resolução do problema, visto que o serviço é prestado a partir da avaliação do próprio profissional;
- o profissional consegue avaliar melhor as reais necessidades relacionadas à infraestrutura.
Grande parte dos problemas com o setor de TI das empresas podem ser resolvidos remotamente, principalmente hoje, na era do armazenamento na nuvem. Atualmente, a maioria dos dados podem ser acessados a partir de qualquer terminal.
Isso é uma ótima notícia para quem busca economizar tempo e dinheiro com sua TI – ou seja, todo empreendedor.
Vantagens do suporte de TI remoto
O atendimento também costuma ser muito mais ágil, já que não é necessário realizar agendamentos e não há deslocamento de profissionais.
Outra boa notícia é que a maior parte dos problemas do dia a dia são facilmente resolvidos através do suporte de TI remoto.
A seguir, uma lista com as principais vantagens do suporte de TI remoto:
- a opção remota economiza tempo, uma vez que é possível resolver o problema assim que o gestor aciona o profissional;
- é uma solução muito mais ágil, diminuindo o downtime e preservando a produtividade das equipes;
- oferece excelente custo/benefício, em especial para empresas menores.
O suporte de TI é fundamental para o bom funcionamento das empresas. Atualmente, a tecnologia está completamente integrada ao nosso dia a dia. Por conta disso, grande parte das companhias sofre grandes perdas quando surgem problemas em sua infraestrutura tecnológica.
A boa notícia é que a grande maioria desses problemas pode ser resolvida de maneira remota, rápida e prática. E, com a tecnologia de armazenamento em nuvem, isso é cada vez mais verdadeiro. É muito raro que empresas, em especial as de pequeno e médio porte, precisem acionar o suporte de TI presencial.
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