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O que é o Centro de Operações de Rede (Serviços NOC)?

O que é o Centro de Operações de Rede (Serviços NOC)?

Centro de operação de rede e serviços: tudo o que você precisa saber

Você realmente acredita que sua empresa será capaz de competir no mercado atual sem uma rede rápida, segura e confiável? Para ser honesto, não, não vai sobreviver. A única maneira de se manter à frente da concorrência é ter uma infraestrutura de rede rápida, segura e confiável.

A crescente necessidade de suporte de TI confiável tem sido uma benção para provedores de serviços gerenciados (MSPs) nos últimos anos, mas não é tão fácil fornecer serviços de alta qualidade para clientes com redes grandes e complexas sem suporte. E é aí que um Centro de Operação de Rede (NOC) entra em ação.Sabemos que alguns de vocês já ouviram falar sobre isso, e alguns estão apertando os olhos para ver para obter uma visão sobre isso. Não se preocupe; apenas mantenha os olhos abertos porque este artigo cobrirá tudo o que você precisa saber sobre o NOC e seus serviços. Então vamos começar.

O que é o NOC (Centro de Operação da Rede)?

Se você olhar atentamente para o termo, terá uma leve percepção de que ele estará em algum lugar no centro. Sim, você acertou, o NOC, que se pronuncia Knock, é um local centralizado onde técnicos profissionais de TI suportam, gerenciam e monitoram diretamente eventos que afetam serviços de tecnologia e infraestrutura 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Ele funciona como o ponto central de todas as soluções de problemas, atualizações e, principalmente, monitoramento do desempenho da rede. E devido aos recursos necessários, muitas vezes é fornecido por uma empresa terceirizada profissional.

O NOC evoluiu com o tempo e não se restringe apenas ao monitoramento de equipamentos como roteadores , switches e servidores , mas expandiu suas alas para componentes de nuvem, energia, ambiente e serviços, como padrões de transações, tráfego e usuários.Você deve estar pensando no Help Desk de TI, certo? Mas o NOC é completamente diferente de um Help Desk de TI. Um help desk é um centro de ajuda/atendimento que auxilia os usuários finais que estão tendo problemas com seu serviço, enquanto um NOC oferece manutenção e suporte de back-end, permitindo que os MSPs respondam aos problemas à medida que surgem e mantenham os serviços em funcionamento, às vezes antes os usuários finais estão cientes do problema.

Agora que você tem uma compreensão básica do NOC, vamos ver os serviços do NOC.

O que exatamente são os serviços NOC e quais são os principais benefícios dos serviços NOC?

Se você deseja alta disponibilidade do sistema, estabelecendo um departamento de operação de rede interno, terceirizar serviços NOC bem gerenciados é uma opção prudente. Para se manter atualizado com as tecnologias atuais, qualquer empresa certamente incorporará a tecnologia mais atualizada para cumprir sua promessa de oferecer excelente desempenho aos seus clientes.

Pessoas altamente experientes, ferramentas técnicas e equipamentos são necessários para manter redes complicadas, que podem custar mais do que o previsto. É aqui que entra um provedor de serviços NOC.

O NOC fornece serviços de detecção de incidentes de infraestrutura e monitoramento de correção. Esses serviços envolvem acompanhar a saúde e a disponibilidade de:

  • Redes
  • Roteadores e Switches 
  • Servidores \Aplicativos\Sites
  • Firewalls
  • Pontos de acesso sem fio 
  • Túneis VPN
  • LANs/WANs/MANs
  • Instalações e sistemas de energia etc.

Aqui estão os benefícios dos serviços NOC:

Confiabilidade aprimorada e tempo de inatividade reduzido

Os problemas podem ser identificados quase rapidamente graças ao monitoramento 24 horas, e uma equipe trabalha ao redor

d o relógio para garantir que os sistemas estejam funcionando. Alguém está constantemente à disposição para garantir que os sites da empresa estejam atualizados e os problemas do cliente sejam resolvidos a tempo.

Melhorias em segurança e conformidade

A segurança, que é uma parte vital de negócios de rede complicados, pode ser melhorada com a ajuda de serviços NOC. A administração da segurança do servidor e do dispositivo de uma empresa seguindo as políticas existentes.

Baixas despesas trabalhistas e maior retorno sobre o investimento

Os departamentos de TI das empresas podem se concentrar nos procedimentos de desenvolvimento de negócios. A maioria das empresas não utiliza totalmente os recursos do departamento de TI. Eles se esforçam para que eles conduzam procedimentos que podem ser terceirizados, permitindo que eles se concentrem em responsabilidades mais importantes.

Segurança de rede 24 horas por dia e tratamento rápido de incidentes 

As empresas podem ter eventos tratados por trabalhadores remotos a qualquer hora do dia ou da noite e podem ser alertadas sobre dificuldades instantaneamente por meio de um provedor de serviços NOC. Isso implica que, assim que surge um problema, a empresa é notificada para que possa ser resolvido adequadamente.

Opções que podem ser alteradas com base nos requisitos do cliente (soluções personalizadas)

Como os diferentes negócios têm demandas variadas, os centros de operações de rede podem fornecer

ide serviços que são adaptados às suas necessidades específicas. A ajuda também é baseada na necessidade, garantindo que os consumidores recebam os serviços mais úteis.

Algumas estatísticas foram capturadas — Quando as empresas adotaram os serviços NOC:

  • Aumento de 47% na melhoria da produtividade 
  • A proteção contra ataques cibernéticos melhorou em 28%.
  • Os custos e receitas da empresa melhoraram 28% .

Você provavelmente está se perguntando quais habilidades, funções e responsabilidades um técnico de NOC pode ter. Está aqui.

Habilidades necessárias de um técnico de NOC

  • Compreender como as tecnologias de rede funcionam, bem como a capacidade de reparar e instalar roteadores, switches e outros equipamentos, é essencial para os técnicos do NOC.
  • O conhecimento de sistemas operacionais de computadores, bancos de dados, engenharia de software e tecnologias sem fio é necessário para um técnico de NOC.
  • Atendimento ao cliente – um dos aspectos mais significativos de ser um técnico de NOC é abordar os problemas de rede do cliente de maneira oportuna e bem-sucedida.
  • Habilidades de resolução de problemas — os técnicos do NOC usam essa capacidade para fornecer soluções eficazes após diagnosticar problemas de rede.
  • Solução de problemas – Para quase todas as chamadas telefônicas, os técnicos do NOC usam habilidades de solução de problemas para descobrir o que há de errado com a rede.
  • Pensamento analítico – os técnicos do NOC devem ser capazes de analisar informações fornecidas sobre problemas de rede para encontrar soluções reais.
  • Fortes habilidades de comunicação verbal e escrita são necessárias para se comunicar com outros técnicos, clientes, fornecedores e supervisores; habilidades de escuta são necessárias para compreender as preocupações e dificuldades do cliente.

Quais são as principais funções de um técnico de NOC?

  • Serviços contínuos para monitoramento e gerenciamento de rede.
  • Configuração, download e solução de problemas de aplicativos.
  • Relatórios de desempenho de rede programados.
  • Quando e se necessário, use as Folhas de Recomendação de Rede.
  • Detecção, diagnóstico e avaliação de redes.
  • A capacidade do Network Patch Management.
  • Backup, gerenciamento e armazenamento de dados.
  • Verificação e resolução de antivírus, firewall e outras ameaças de segurança.
  • Fornecer suporte direto ao cliente, se permitido.
  • Gerenciamento de largura de banda e relatórios.
  • Tratamento de alarmes e tickets. Manter uma comunicação adequada até que todos os problemas sejam resolvidos.

Vejamos como o NOC ajuda na escalabilidade e na lacuna de habilidades de TI.

Como o NOC aborda a lacuna de dimensionamento e habilidades de TI?

A ponte do seu navio para a lucratividade e expansão é o NOC. A lacuna de habilidades de TI refere-se a uma situação em que sua organização carece de alguns técnicos em vários níveis de infraestrutura de TI e essa falta de recursos pode prejudicar o desempenho, o gerenciamento e o crescimento geral de sua empresa.

Em vez de recrutar técnicos com altos salários para crescer, a compra de serviços NOC é sempre a solução mais realista do ponto de vista comercial.

Preencher essa lacuna de habilidades de TI pode ser uma questão difícil para qualquer MSP, pois uma infraestrutura de TI abrangente exige muitas ferramentas e mão de obra de processo para configurar e executar com eficiência.

Isso exige uma quantidade significativa de financiamento mensal do seu departamento financeiro, que nem todo MSP pode pagar. O desenvolvimento de um departamento interno de operação e gerenciamento de rede pode reduzir significativamente seus lucros.

Os provedores de serviços NOC são provedores de serviços business-to-business (B2B) que nunca estão envolvidos em operações de rede. As interações da equipe NOC estão confinadas aos seus clientes provedores de serviços MSP/TI. O usuário final espera que seu serviço MSP ou provedor de serviços de TI forneça todos os serviços relacionados à operação de TI/rede.O NOC ajuda a equipe atual do MSP, permitindo que eles se concentrem em mais expansão de negócios e tarefas relacionadas ao crescimento, enquanto a equipe do NOC lida com todas as operações de rede.

Espere, não combine NOC com SOC. Você deve estar ciente de suas distinções

O que distingue o NOC do SOC?

Para ser um vencedor, você deve estar ciente das regras do jogo, bem como das responsabilidades de cada jogador. Da mesma forma, para manter seus negócios funcionando sem problemas, é importante entender os serviços, os concorrentes e as principais partes interessadas. Os deveres do NOC e do SOC também devem ser esclarecidos.

Se você trabalha no setor de TI, deve estar ciente das diferenças entre os serviços NOC e SOC, principalmente se for um MSP tentando adquirir um provedor de serviços NOC.

Embora pareçam semelhantes, são fundamentalmente diferentes e empregam uma metodologia e um conjunto de habilidades completamente diferentes. A única coisa que esses dois têm em comum é que ambos atendem ao MSP.

O centro de operações de rede (NOC) é responsável por monitorar e controlar as operações de rede de uma organização a partir de um local centralizado.

O centro de operações de segurança, ou SOC, está mais preocupado com questões de segurança. Ciberataques, avaliações de vulnerabilidades, sistemas GRC (sistemas de governança, risco e conformidade) e outros problemas são tratados pelos serviços SOC. Seu objetivo principal é proteger as informações confidenciais do cliente, bem como toda a propriedade intelectual.

Um especialista em NOC, por um lado, deve ter conhecimento em infraestrutura de rede, administração de aplicativos e engenharia de sistemas. Os analistas de SOC, por outro lado, devem ser qualificados em engenharia de segurança.Para entregar os melhores serviços a um MSP, as equipes NOC e SOC devem colaborar.

E se você ainda está confuso e indeciso, aqui está um bom motivo para investir em NOC:

Por que você deve “INVESTIR” em NOC?

Se você deseja aumentar a eficiência e cortar despesas, um NOC pode ajudá-lo. Você pode economizar dinheiro combinando recursos sob o mesmo teto, pois menos funcionários precisarão se deslocar entre os escritórios e poderão passar mais tempo trabalhando em vez de se deslocar.

Além disso, um NOC permite automatizar processos repetitivos, reduzindo erros e aumentando a produtividade. Por fim, um NOC garante que sua empresa tenha largura de banda suficiente disponível em toda a rede.

Você já está decidido a expandir sua rede e tem vários problemas que está com dificuldades para resolver? Então fale com um consultor para avaliarmos tudo junto contigo.

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