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O que é VoIP? Como funciona?

O que é VoIP? Como funciona?

Você já fez ou recebeu uma chamada pelo WhatsApp? E quanto ao Skype, ou Zoom, ou Microsoft Teams? Se sim, então você certamente utilizou o protocolo de voz sobre a Internet. Embora a maioria das pessoas prefira apenas usar os serviços de VoIP sem pensar mais nisso, se você deseja saber o que acontece nos bastidores quando você estabelece uma conexão VoIP, então você está no lugar certo. Hoje, vamos responder à pergunta sobre o que é VoIP e como funciona?

VoIP é a sigla para Voice over Internet Protocol, que é a tecnologia mais recente que permite fazer uma chamada de áudio pela Internet. Ao contrário das chamadas tradicionais de linha fixa ou simples chamadas analógicas de um cartão SIM para outro, o VoIP custa menos e também vem com muitos recursos abrangentes. Além disso, o VoIP oferece suporte a chamadas de áudio diretas de seu computador, conectando um IP a outro. Se você não conhece muito sobre o serviço VOIP, sugerimos que leia este post do início ao fim e descubra o que é e como funciona o VoIP.

O que é VoIP?

VoIP conecta um endereço IP a outro para fazer uma chamada de áudio e você pode gerenciar chamadas ilimitadas de uma vez com o VoIP. Como os serviços de chamada telefônica na nuvem, você pode gravar chamadas, usar um identificador de chamadas personalizado, enviar um correio de voz e fazer muito mais com VoIP. No entanto, para fazer uma chamada usando o serviço Voice over Internet Protocol, você terá que acessar sua conexão de banda larga. O serviço VoIP está habilitado por padrão em muitos computadores e, como você sabe, o serviço não é assim tão recente. O VoIP está na Internet desde os anos 90, mas ao longo das décadas tem melhorado para os usuários.

Embora as ligações para telefones fixos e celulares dependam da Rede Telefônica Pública Comutada (PSTN), o VoIP é administrado por provedores de serviço de Voz sobre Protocolo de Internet. Os telefones fixos tradicionais são bastante caros e vêm com várias configurações. Mas os provedores de Voice over Internet Protocol cuidarão sozinhos de seus requisitos de Voice over Internet. Tudo o que você precisa fazer é conectar seu dispositivo à internet e você estará disponível para receber e fazer chamadas. Normalmente, o Voice over Internet Protocol requer uma conexão de alta velocidade com a Internet para estabelecer uma conexão. 

Se você tiver um sinal forte de Wi-Fi ou uma conexão Ethernet, poderá fazer chamadas via VoIP. Falaremos sobre os benefícios do VoIP mais tarde, mas por enquanto, vamos nos concentrar em como ele funciona.

Como funciona o VoIP?

Por meio do VoIP, sua voz será convertida em sinais digitais e seu endereço IP irá transportar esse sinal para outro endereço IP. Isso permite que o serviço ajude você a fazer uma chamada telefônica de seu computador, smartphone ou qualquer dispositivo com conexão de dados. VoIP tem vários nomes diferentes, como telefonia IP, telefonia de banda larga, telefonia pela Internet e serviço telefônico de banda larga. 

Quando seu dispositivo está disponível para VoIP, ele permite que seu IP troque dados com outro IP usando pequenos pacotes de dados. Aqui, os dados referem-se à conversa que você mantém ao telefone com outra pessoa e os dados são transferidos pela Internet. Esses pequenos pacotes de dados são gerados em seu dispositivo e passam por seu provedor de VoIP. Além de permitir que você faça chamadas de áudio, o VoIP também oferece suporte para gravação de chamadas, correio de voz e encaminhamento de chamadas. Aqui está como o VoIP funciona passo a passo.

  1. Você conecta seu dispositivo à rede local (LAN) por meio de um roteador ou cabo Ethernet
  2. Você disca um número de telefone e seu endereço IP se comunica com o provedor de serviços VoIP para solicitar que eles façam a chamada para a outra pessoa.
  3. O provedor de serviços VoIP irá então criar a chamada telefônica e enviar esses pequenos pacotes de dados do seu endereço IP para a outra parte
  4. O provedor de serviços VoIP converte os pequenos pacotes de dados em sinais digitais que saem como vozes.

Desde que o protocolo de voz sobre a Internet se tornou popular, as pessoas começaram a usar menos comunicações telefônicas e mais VoIP. Se você tiver uma conexão de banda larga em casa ou no escritório, poderá usar o VOIP em vez de uma companhia telefônica. Atualmente, o VoIP é feito de padrões SIP (Session Initiation Protocol) que oferecem suporte a vários recursos de uma chamada telefônica. Por exemplo, você pode fazer várias chamadas ao mesmo tempo e também colocá-las em conferência e usar os serviços de roteamento de chamadas, registro de chamadas, etc. Portanto, o VoIP é maior do que o sistema telefônico analógico porque cobra menos, mas a qualidade das chamadas de áudio é superior. 

Quanto você deve pagar para usar o serviço VoIP?

Talvez à primeira vista você pense que o VoIP não é tão barato, mas quando você aprender sobre todos os seus recursos, perceberá porque as pessoas o preferem às comunicações por telefone. O VoIP custa cerca de US $ 35 por mês para uma pessoa, mas ainda é mais acessível do que os sistemas de telefonia tradicionais ou PBXs baseados em nuvem. Vamos dar uma olhada no custo potencial do VoIP:

  • Pode custar entre $ 0- $ 50 por linha como custo inicial
  • Pode cobrar entre $ 19- $ 45 por linha por mês
  • Um telefone IP pode custar entre $ 80- $ 600 
  • Prepare-se para pagar US $ 0,01 + por minuto para fazer chamadas para fora do seu país
  • E os impostos e taxas de chamadas variam de país para país.

E há o sistema de chamadas tradicional que custa mais do que VoIP. Vamos ver a diferença:

  • As taxas de instalação para telefone ou linha fixa custarão entre US $ 50-100
  • Você terá que depositar $ 100- $ 500 para fazer ligações mensais
  • $ 1000 + custo de manutenção por ano
  • Chamadas internacionais custam US $ 1,00 + por minuto

Portanto, como você pode ver claramente, o VoIP tem vantagens sobre os sistemas tradicionais de linha fixa. Mas também tem algumas desvantagens.

Quais são os benefícios e limitações do VoIP?

Antes de mudar seu serviço telefônico de linha fixa para VoIP, você precisa considerar suas vantagens e desvantagens. 

Vantagens do VoIP

  • Economiza até 60% das contas de telefone
  • O som ou a qualidade de áudio do VOIP é melhor do que o do telefone 
  • Recursos de chamada adicionais estão disponíveis, como gravação de chamadas, filas de chamadas, chamadas em conferência, etc.
  • Você pode usar VoIP de onde quiser porque não há configurações problemáticas
  • Você pode entrar em contato com qualquer pessoa de onde quiser.

Desvantagens do VoIP

  • Você deve ter uma conexão de Internet de alta velocidade de pelo menos 100 kbps (0,1 Mbps) para fazer uma chamada
  • Chamadas de emergência são difíceis. Você terá que informar sua localização exata ao provedor de VoIP para que possa se conectar com o 911
  • Pode não ser compatível com dispositivos analógicos desatualizados.

No entanto, o VoIP ainda é mais fácil de usar do que um sistema fixo e é o melhor para suas ligações comerciais, pois você pode fazê-las pela internet sem quaisquer restrições. Além disso, você não precisará depender do Skype ou WhatsApp para fazer chamadas internacionais. Esses aplicativos permitem apenas que os usuários chamem outro usuário que está usando o mesmo aplicativo. Com o VoIP, não importa se seu amigo usa o Skype ou não, sua chamada ainda será conectada a ele. 

E se você pensar sobre a instalação e configuração de VoIP, você não precisa pensar tão técnico. VoIP requer apenas um cabo de rede e um cabo de alimentação. Conecte um cabo de alimentação na parede e um cabo de rede no dispositivo para ligar para qualquer pessoa no mundo pela Internet. Como alternativa, você pode baixar um aplicativo VoIP gratuito em seu telefone e fazer chamadas de voz desse aplicativo após o registro. Além do Skype e do WhatsApp, existem algumas outras boas opções para fazer chamadas VoIP.

Melhores aplicativos de VoIP para fazer chamadas de voz

Os aplicativos VoIP são fáceis de usar e a maioria deles é multiplataforma. Aqui estão alguns aplicativos para suas diferentes plataformas que suportam chamadas VoIP.

Aplicativos VoIP para Android e iOS

Como as pessoas usam smartphones o tempo todo, provavelmente você deseja fazer uma chamada do seu Android ou smartphone sem um cartão SIM. E, felizmente, existem alguns aplicativos que não custam muito e alguns aplicativos que são totalmente gratuitos como o WhatsApp. Mas se você quiser aproveitar mais recursos, confira a lista abaixo.

Use o suporte Android SIP

Há suporte SIP embutido no Android que você não encontrará no iOS. Isso significa que você não precisa instalar nenhum aplicativo de terceiros, mas precisa definir as configurações para usar o suporte SIP. No SIP, você não precisa de nenhum cartão SIM, mas pode fazer chamadas por meio de uma conexão Wi-Fi rápida. Você pode receber e enviar solicitações de chamadas pela Internet.

Nextiva App

Nextiva App é um aplicativo VoIP fantástico para Android e iOS que você pode baixar diretamente da Google Play Store e App Store. Ele atua como o WhatsApp, onde você pode fazer bate-papos em grupo, chamadas em conferência, chamadas de vídeo, gerenciar correios de voz, encaminhamento de chamadas e assim por diante. O aplicativo Nextiva suporta até mesmo a opção de bate-papo por vídeo HD e compartilhamento de tela com outros usuários.

Zoiper

O Zoiper funciona com a função SIP do seu telefone e provedores IAX, bem como para fornecer serviços VoIP no seu dispositivo. Você pode personalizar o aplicativo em seu celular e desfrutar de seu serviço, mas você precisará ter uma conta SIP de um provedor terceirizado ou da função integrada de seu telefone para usar o Zoiper. Você deve fornecer seu nome de usuário SIP, senha e informações do servidor para começar a usar o Zoiper.

Telefone VoIP 

Você pode ter um telefone com sistema de escritório baseado em nuvem para realizar comunicações comerciais sem um sistema fixo. No entanto, os recursos de um telefone VoIP dependerão de seus requisitos comerciais e relacionados ao telefone. 

Quais são os principais recursos do sistema de telefonia VoIP?

Vamos descobrir os principais recursos do sistema de telefonia VoIP que ajudam você a fazer chamadas telefônicas de sua empresa.

Auto atendimento

Você pode direcionar chamadas de seus clientes para outros atendentes da empresa e se os clientes estiverem ligando fora do horário de expediente, suas chamadas serão convertidas em correio de voz. A conversão das chamadas de clientes será automática ou você pode fazer isso manualmente pressionando um determinado botão.

Aplicativos móveis e de desktop

Esses aplicativos VoIP não são como ligações fixas que você perderá ao sair do escritório. Muitos provedores de serviço VoIP oferecem um aplicativo móvel e desktop para seu serviço de voz sobre internet, onde você pode receber chamadas e até mesmo fazer chamadas para outros dispositivos. Você pode até mesmo enviar mensagens de texto a partir daqui.

Comunicações Ininterruptas

VoIP usa a técnica de Comunicações Unificadas (UC) para conectar sua chamada com as outras partes. Portanto, é mais fácil para seus clientes se comunicarem com a equipe. Seus funcionários também podem falar uns com os outros ao telefone sem perder a qualidade da chamada de voz. Outros recursos da técnica de Comunicações Unificadas (UC) incluem videoconferências, aplicativos móveis e de desktop, compartilhamento de tela e muito mais. 

Se quiser usar todos esses recursos do telefone VoIP, você precisa se perguntar se realmente precisa ou não do telefone. 

Você precisa de um serviço VoIP?

Se você usa um telefone tradicional, ele pode não ser adequado para conexão VoIP, mas se você comprar um telefone VoIP, ele o ajudará a continuar conversando com seus parceiros e amigos sem problemas. Esses tipos de telefones não são excessivamente caros, mas você precisa descobrir se precisa de um. Mas, quer você precise ou não do serviço VoIP para usar no seu telefone, você precisa descobrir isso sozinho.

Se você trabalha em casa – o que muitos de nós fazemos agora – talvez precise de um bom telefone VoIP. Ajustar várias configurações de rede local pode não ser adequado para tentar manter a comunicação com seus colegas e membros da equipe. Você pode entrar em contato com um provedor de VoIP. A melhor coisa de ter um telefone VoIP em uma situação de trabalho em casa é que você pode interagir com sua equipe sem problemas, sem nenhuma interrupção de comunicação, porque o serviço VoIP oferece suporte a chamadas em conferência perfeitas.

O que você deve procurar em um provedor de serviços VoIP?

Usar um sistema telefônico comercial fará com que sua empresa pareça mais confiável para os clientes. Mas você precisa descobrir o que precisa do serviço VoIP para poder escolher o melhor provedor. Por exemplo, se você estiver usando o serviço VoIP apenas para comunicação entre o cliente e a equipe, precisará encontrar um provedor que ofereça o mesmo serviço de maneira econômica e profissional. Além disso, considere quais objetivos você tem com suas ligações VoIP para que possa escolher o melhor plano mensal ou anual.

Conclusão

Considere escolher um provedor de serviços VoIP que ofereça um serviço acessível e planos que também o ajudem a expandir seus negócios. Para encontrar o melhor provedor de VoIP, analise seu portfólio, documentação, análises de clientes, classificações, etc. Além disso, certifique-se de que eles estejam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana para fornecer suporte ao cliente ao vivo e que seu VoIP seja compatível com sua rede. 

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